segunda-feira, 20 de junho de 2011

A história dos videogames



1958 – O primeiro jogo para computadores, criado em um laboratório militar nos Estados Unidos, chamava-se Tennis to two. Feito num osciloscópio, a bola era representada por um ponto piscante e os jogadores controlavam o movimento por cima de uma linha vertical, que representava a rede.

1961 – Um grupo de estudantes do Massachusetts Institute of Technology testou pela primeira vez Spacewar!, concebido e testado em 30 de julho. Criado em base a um desafio, este jogo consistia em uma batalha de duas naves que atiravam uma contra a outra.

1970 – A empresa Magnavox compra a antiga idéia de Ralph Baer, que consistia em criar uma televisão interativa com jogos, e cria o Odyssey, o primeiro vídeo-game a ser plugado na TV.

Enquanto isso, Nolan Bushnell adapta o Spacewars! e assim criava Computer Space, o primeiro árcade do mundo. A experiência logo se torna comercial, e Nolan consegue vender a novidade.

Após trabalhar por algum tempo na Nutting Associates, Bushnell sai e funda a Atari.

1973 – Pong, jogo para árcade criado por Bushnell, se torna um fenômeno mundial, e várias empresas lançam similares. A Atari estabelece contatos com a Namco do Japão.

1976 – Fairchild Channel F, construído Pela Fairchild Câmera & Instrument, é o primeiro videogame programável, ou seja, cujos jogos podiam ser lidos por cartuchos separados

1977 – A Midway Games lança o jogo Gunfight, que usava microprocessadores no lugar de circuitos.  Produzida pela Taito, do Japão, também foi o primeiro a ser importado pelos EUA.

 A Atari desenvolve o VCS (Vídeo Computer System, chamado depois de Atari 2600), inspirado no Fairchild Channel F. As vendas dão um tremendo sucesso.

1978 – A Nintendo lança um árcade, o Computer Othello, versão eletrônica do jogo de mesa Othello. Mais dois lançamentos aumentam a popularidade dos games: Football, da Atari (sendo logo esquecido no fim da temporada do futebol americano), e Space Invaders, da Taito/Midway (de tão popular que chega a provocar falta de moedas no mercado)

1979 – Lunar Lander, que utiliza gráficos vetoriais e assim percursor dos jogos poligonais, é lançado.

1980 – Ed Rotberg cria o BattleZone, primeiro jogo tridimensional que logo é encomendado pelo governo americano.

A Namco lança Pac-Man, o árcade mais famoso de todos os tempos, com mais de 300 mil unidades vendidas pelo mundo.

1981 – A Nintendo lança Donkey Kong, um jogo no qual um encanador deve salvar sua namorada das garras de um gorila.

A Atari, lança Tempest, que ainda tendo uma tecnologia vetorial com cores e ainda instável, ganha uma legião de fãs.

1991 – A empresa Sony desenvolve uma unidade de CD-ROM para o Super NES, com a finalidade de melhorar os gráficos e sons para o console.

1994 – A Sony aborta o projeto da unidade do Super NES, aperfeiçoa-o e o lança como um console próprio, o Playstation.

2001 – A Microsoft lança o XBOX. Assim como o sucessor do Playstation, o XBOX usa DVDs para seus jogos, mas esse em particular usava um disco rígido embutido para salvar o progresso dos games.

2005 – A Nintendo lança o Wii, tendo como inovação o seu controle, que continham sensores de movimento. Assim, não apenas os botões eram usados, era preciso mover o controle para jogar.

2009 – A Zeebo Inc lança o Zeebo, primeiro videogame no qual não usa mídias removíveis para seus jogos. Ele usa um sistema online para compra de jogos para a plataforma.

2011 – É lançado para o XBOX 360 o revolucionário Kinect. Ele não usa controles, VOCÊ controla todos os movimentos do game, onde você deve socar, pular, enfim interagir com o jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário