segunda-feira, 27 de junho de 2011

Descrever um jogo da internet em detalhes

Jogo - Hobo 4 - Total War

História - A vida do vagabundo conhecido como "Hobo" vive sempre complicada. Um típico malandro boa-vida nojento sempre é atormentado pelo prefeito, que quer-se ver livre dele de qualquer jeito para deixar sua cidade sem esse péssimo exemplo de pessoa. Ele manda a polícia prendê-lo, mas ela não esperava que Hobo tivesse forças e habilidades muito além de um mero humano. Depois de ter enfrentado ela, ser preso, fugir da prisão, e enfrentar mais esquadrões da polícia, agora o exército foi chamado, e Hobo precisa acabar com eles para que possa voltar a dormir.

Ambiente - O jogo se passa nos tempos atuais, numa cidade urbana.

Personagens - Hobo é o protagonista do game. O pior tipo de ser humano que poderia existir, Hobo só pensa em dormir. Possui uma força acima do normal, e é bastante poderoso. O curioso é que seus poderes são todos de porcarias que faz. Inclui-se aí cuspir, arrotar, vomitar e outras coisas nojentas demais para se escrever aqui.

Elementos - Fora as habilidades de Hobo, ele também pode pegar as armas que os inimigos que deixam quando morrem, incluindo pistolas, escopetas, granadas, submetralhadoras e até mesmo uma bazuca. Ele ainda pode pegar objetos como latas de lixo e garrafas para jogar contra seus oponentes. A medida em que você avança, Hobo obtém novos movimentos que podem ser feitos com combinações do teclado. Não há itens de cura, de modo que você deve passar cada fase com maior cuidado.

Progressões - A cada fase aparece novos perigos, como helicópteros e caminhões ao qual Hobo deve enfrentar.

Mecânica - O jogo segue o estilo "Final Fight", ou seja, o personagem anda num campo onde pode se mover para oito direções. Neste jogo, não há como pular, mas o campo simplório do jogo, onde não existe buracos grandes ou níveis mais altos do que o chão não exige tal comando.

A - soco, também é usado para pegar armas, itens
S - chute
D - (não é usado como comando básico, mas é usados nas combinações)
Direcionais - move o personagem
Toque duplo (<< ou >>) - correr

http://www.papajogos.com.br/jogos-de-luta/hobo-4-total-war.html

segunda-feira, 20 de junho de 2011

A história dos videogames



1958 – O primeiro jogo para computadores, criado em um laboratório militar nos Estados Unidos, chamava-se Tennis to two. Feito num osciloscópio, a bola era representada por um ponto piscante e os jogadores controlavam o movimento por cima de uma linha vertical, que representava a rede.

1961 – Um grupo de estudantes do Massachusetts Institute of Technology testou pela primeira vez Spacewar!, concebido e testado em 30 de julho. Criado em base a um desafio, este jogo consistia em uma batalha de duas naves que atiravam uma contra a outra.

1970 – A empresa Magnavox compra a antiga idéia de Ralph Baer, que consistia em criar uma televisão interativa com jogos, e cria o Odyssey, o primeiro vídeo-game a ser plugado na TV.

Enquanto isso, Nolan Bushnell adapta o Spacewars! e assim criava Computer Space, o primeiro árcade do mundo. A experiência logo se torna comercial, e Nolan consegue vender a novidade.

Após trabalhar por algum tempo na Nutting Associates, Bushnell sai e funda a Atari.

1973 – Pong, jogo para árcade criado por Bushnell, se torna um fenômeno mundial, e várias empresas lançam similares. A Atari estabelece contatos com a Namco do Japão.

1976 – Fairchild Channel F, construído Pela Fairchild Câmera & Instrument, é o primeiro videogame programável, ou seja, cujos jogos podiam ser lidos por cartuchos separados

1977 – A Midway Games lança o jogo Gunfight, que usava microprocessadores no lugar de circuitos.  Produzida pela Taito, do Japão, também foi o primeiro a ser importado pelos EUA.

 A Atari desenvolve o VCS (Vídeo Computer System, chamado depois de Atari 2600), inspirado no Fairchild Channel F. As vendas dão um tremendo sucesso.

1978 – A Nintendo lança um árcade, o Computer Othello, versão eletrônica do jogo de mesa Othello. Mais dois lançamentos aumentam a popularidade dos games: Football, da Atari (sendo logo esquecido no fim da temporada do futebol americano), e Space Invaders, da Taito/Midway (de tão popular que chega a provocar falta de moedas no mercado)

1979 – Lunar Lander, que utiliza gráficos vetoriais e assim percursor dos jogos poligonais, é lançado.

1980 – Ed Rotberg cria o BattleZone, primeiro jogo tridimensional que logo é encomendado pelo governo americano.

A Namco lança Pac-Man, o árcade mais famoso de todos os tempos, com mais de 300 mil unidades vendidas pelo mundo.

1981 – A Nintendo lança Donkey Kong, um jogo no qual um encanador deve salvar sua namorada das garras de um gorila.

A Atari, lança Tempest, que ainda tendo uma tecnologia vetorial com cores e ainda instável, ganha uma legião de fãs.

1991 – A empresa Sony desenvolve uma unidade de CD-ROM para o Super NES, com a finalidade de melhorar os gráficos e sons para o console.

1994 – A Sony aborta o projeto da unidade do Super NES, aperfeiçoa-o e o lança como um console próprio, o Playstation.

2001 – A Microsoft lança o XBOX. Assim como o sucessor do Playstation, o XBOX usa DVDs para seus jogos, mas esse em particular usava um disco rígido embutido para salvar o progresso dos games.

2005 – A Nintendo lança o Wii, tendo como inovação o seu controle, que continham sensores de movimento. Assim, não apenas os botões eram usados, era preciso mover o controle para jogar.

2009 – A Zeebo Inc lança o Zeebo, primeiro videogame no qual não usa mídias removíveis para seus jogos. Ele usa um sistema online para compra de jogos para a plataforma.

2011 – É lançado para o XBOX 360 o revolucionário Kinect. Ele não usa controles, VOCÊ controla todos os movimentos do game, onde você deve socar, pular, enfim interagir com o jogo.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Exercício de avaliação de jogos

Jogo utilizado:

http://papajogos.uol.com.br/jogos-de-acao-e-aventura/indiana-jones-cave-run.html


Nome do jogo:

Indiana Jones Cave Run;

Enredo:

Indiana Jones está em uma caverna cheia de tesouros e perigos. Sua missão é fazê-lo coletar todas as moedas pelo caminho e evitar que ele caia no chão, ou acertar alguma armadilha;

Personagens

Indiana Jones, o famoso arqueólogo-aventureiro dos filmes;

Como se joga

O jogador apenas controla o pulo do herói, com o clique do botão esquerdo. Quanto mais tempo o botão estiver pressionado, mais alto sairá o pulo;

Para quem se destina (público-alvo)

Para o público geral, especialmente para os fãs do herói;

Pontos positivos

A jogabilidade unida com a simplicidade dos controles torna este jogo bastante dinâmico;

Pontos negativos

Poucos obstáculos, sem contar que o jogo é um tanto curto;

O que mudaria nele

Acrescetaria mais obstáculos, talvez alguns inimigos para dar mais desafio.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Gêneros de games (Exercício em sala)

Atividade do dia Sugerir três gêneros de games, citar alguns exemplos e pegar um em especial para comentar um pouco.


Jogo eletrônico de plataforma

Gênero de jogo no qual se assume um personagem e o jogador deve passar por diversos obstáculos e armadilhas, enfrentar inimigos e coletar bônus. È um estilo que necessita mais de tempo e treino do jogador para poder terminá-lo.

Entre os jogos conhecido deste gênero, estão Prince of Pérsia, Castlevania, Sonic e Super Mario.

Uma tela do jogo Super Mario World, para Super Nintendo

Talvez os jogos da série Super Mario sejam a melhor definição para este gênero. A série foi um percussor dos jogos de plataforma modernos, que incluíam chefes e mini-chefes, finais diferentes, sem contar com atalhos e passagens secretas.

Jogo eletrônico de luta


Gênero onde o jogador luta contra uma série de personagens em uma espécie de torneio, um de cada vez. Cada combate envolve, em geral, dois lutadores e só acaba quando um deles é derrotado ou quando o tempo esgota.

Os jogos mais conhecidos deste gênero são Street Fighter, Mortal Kombat, The King of Fighters e Tekken.

Uma tela do jogo Street Fighter, para Árcade e Super Nintendo

Street Fighter foi um marco dos jogos de luta. Seu sistema consistia no combate de dois lutadores, em rounds, onde o jogador podia, além dos golpes normais, lançar golpes especiais com certas combinações no controle. 

Survival Horror


Gênero focado no terror e sobrevivência, onde o objetivo é sobreviver a fatos desconhecidos e incompreendidos pela ciência, e ao longo do jogo desvendar o mistério e encontrar a solução. Nesses jogos é comum encontrar cartas e jornais – que tendem a guiar o jogador - e deparar com quebra-cabeças – outro obstáculo, para não tornar o jogo apenas violento.

Jogos conhecidos: Silent Hill, Alone in the Dark e Resident Evil
Resident Evil, um grande marco para os jogos Survival Horror.

Grande percursor dos games deste gênero, Resident Evil consistia no jogador explorar uma mansão repleta de zumbis e outros seres bizarros. O jogador possuía armas para se defender, mas o número pequeno de munição fazia o jogador planejar suas fugas para não ser atacado. Ainda possuía diversos quebra-cabeças que deviam ser resolvidos para prosseguir no jogo.